Você sabia que além do recém decretado, Dia Nacional do Reggae* existe o dia Internacional do Reggae?!

O Dia Internacional Reggae, (IRD – International Reggae Day) foi inspirado por Winnie Mandela durante sua visita oficial à Jamaica em julho de 1991, com o marido Nelson Mandela logo após a sua libertação da prisão. Sra. Mandela falou do poder do Reggae através das obras de Marley, Tosh, Cliff e outros, para inspirar as pessoas da África do Sul em face do regime de Apartheid opressivo. Um dia para reconhecer o poder desta forma de arte, pareceu apropriado para Andrea Davis (organizadora do IRD), a criação de um festival para celebrar o dia internacional do reggae que foi lançado em 1 º de julho de 1994.

A celebração do IRD tem sido promovido como um evento anual, desde a sua proclamação pelo Governador Geral da Jamaica em 2000. Um festival de 24 horas celebrando o melhor da criatividade Jamaicana e seu impacto na Cultura Mundial. A variedade de atividades no evento, são produzidas ao longo do ano, que conta desde festivais de música, exposição de artesanato, Festival de filmes relacionados ao Reggae e sua cultura, workshop e conferências de direitos autorais, busca de talentos, além de diversas exposições e premiações. IRD tem sido usado como uma plataforma de lançamento para vários produtos, músicos, bandas e até culinária com aromas jamaicanos.

O evento deste ano, que começou ao meio dia de ontem celebra o ícone Peter Tosh e homenageia Sly e Robbie como Lendas Vivas. Hoje todos são convidados a celebrar, seja vestindo as cores do reggae, plantando uma árvore ou apreciando aquele som, em reconhecimento ao Dia Internacional do Reggae.

Quer conhecer um pouco mais sobre o festival?
Acesse ~ https://www.ireggaeday.com/

Dia Nacional do Reggae* ~ 11 de maio foi instituído como Dia Nacional do Reggae através da Lei n° 12.630/2012, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff. De acordo com a lei, nesta data se homenageia “o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley”, por corresponder ao dia da morte do cantor, mais conhecido como Bob Marley. O projeto (3.260/2008), que originou a lei, é de autoria do então deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), hoje senador.

Confira ~ //www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12630.htm

1044979_611533302204964_804857577_n

Fonte: SmokeBud
//fb.com/smokebud

IRD – https://www.ireggaeday.com/

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
https://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2013/05/sessao-solene-marca-dia-nacional-do-reggae