Essa semana apareceram comentários nas redes sociais de que a Nike não permite compras personalizadas insultando a nossa Presidenta, seu partido ou o Governo Brasileiro. Surgiu então a dúvida. Será que conseguiríamos uma amarelinha Quatro e 20?

Tentamos, tentamos e não conseguimos…

O porquê? Vamos te contar agora!

O sistema do website nike.com, como descrito na própria página, não permite customizações com palavras que possam conter qualquer cunho religioso, político, racista ou mesmo palavrões. Este sistema é atualizado periodicamente visando cobrir o maior número de palavras possíveis que se encaixem nesta regra.

Foi o que explicou a Nike nesta sexta-feira (11) via comunicado enviado pela assessoria de imprensa. Ela reforça ainda que “não é filiada a nenhum partido político, não só no Brasil como no mundo todo”.
Quase 24 horas antes da empresa emitir esta declaração oficial (acima), já tínhamos encontrado um suposto código de conduta da FIFA, onde há um artigo que dizia algo semelhante:

“Pela segurança e conforto de todos, não estão permitidas manifestações ou condutas individuais ou coletivas que sejam ofensivas, imorais, discriminatórias, religiosas, políticas ou quaisquer outras que atentem contra o evento e seus participantes, a Coca-Cola, a Fifa e ou que violem o espírito desportivo e recreativo deste evento.”

Baseado em que foram escolhidos os nomes relacionados à nossa querida “Mari”? Ainda não sabemos. Mas para provar que não é mentira a tal restrição, você pode tentar também:

Quatro e 20 não, brother
Quatro e 20 não, brother
  • Agora tente “Um”, “Dois”, “Três”, “Cinco”, “Seis”, “Sete” ou qualquer outro…
    Descobrimos também que Fora Dilma, FHC, PT, entre outros estão proibidos…  e a Nike vem adicionando mais palavras sem nenhuma explicação.

 

zero-e-20 um-e-20dois-e-20

sete-e-20 nove-e-20

Atualização I:
– Um buddie informou (nos comentários) que a Netshoes não tem esse “bloqueio” e permite fazer compra das camisetas “proibidas”.
netshoes-quatroe20

Atualização II:
– Descobrimos que a Nike também não permite  palavras “Baseado”, “Maconha”, “Marijuana”. Mas permite “Cannabis”.

nike-proibe-baseado

nike-proibe-a-marijuana nike-proibe-maconha
Entenda o caso…
Nessa semana foi publicado um video no facebook em que mostrava que era possível comprar camisetas com “Fora Aécio” e “Fora PSDB”, porém não dava para comprar “Fora PT” ou “Fora Dilma”. Desde que o video bombou nas redes sociais a Nike com o objetivo de calar os boatos, sorrateiramente editou o sistema e proibiu mais palavras. Ditadura? Censura?

 

 

Definição de Censura, para os filósofos de plantão:
Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas ações de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.

Será que  isso está nas diretrizes da Nike, quem decide isso?

Queremos saber sua opinião:

Você acha que o que a Nike fez é errado?

View Results

Carregando ... Carregando ...
  • Ramon

    Foda

    Mais no site da netshoes tem como faze issu!

  • spidey

    no site da netshoes dá!

  • Rafael P

    tenta CUATRO

  • tenta assim que vai…

    QUATROE
    20

  • leonardo

    bota quatroi20 que rola de boa

  • Guzats

    Meia 66 dá. Satã também..

    Mas Jesus não pode.. :v

    LSD, ACID, COCA, SMOKING : PODE
    Maconha, Cocaina, Erva, não podem ..

    ahnocaM pode 😉