Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Campanha “Da Proibição Nasce o Tráfico” que circulou em ônibus no Rio de Janeiro pode ser censurada; governo do Estado de São Paulo fala em “apologia às drogas”. Empresa ligada à EMTU determinou que cartuns com críticas à proibição das drogas fossem retirados de ônibus. As informações são do Terra.

A campanha “Da Proibição Nasce o Tráfico”, que circulou durante um mês na traseira de ônibus do Rio de Janeiro, chegou a São Paulo nesta semana sob ameaça de “censura”. A campanha traz críticas à “guerra às drogas” na tentativa de mostrar que a violência do tráfico mata mais que o consumo de drogas em si.

Os cartuns de Angeli, Laerte, André Dahmer, Arnaldo Branco e Leonardo estampam 40 veículos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), do governo do Estado, mas a reportagem apurou que a companhia tentava, até a tarde desta quinta-feira, suspender a circulação das mensagens.

Os anúncios veiculados nos ônibus são feitos por uma empresa que presta serviços para a EMTU e que estaria sendo pressionada pela companhia a retirar os cartuns de circulação. O argumento usado seria o de que as mensagens fazem “apologia às drogas”.

11059924_1382172162110736_1705079783356298163_n

A socióloga Julita Lemgruber, coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Cândido Mendes e idealizadora da campanha, disse que está tentando resolver o assunto “politicamente”.

“Isso é cerceamento à liberdade de expressão, é censura. Estamos tentando resolver a questão politicamente. Se não for possível resolver politicamente, vamos acionar a Justiça”, afirmou. “A campanha circulou durante um mês no Rio de Janeiro. Por que aqui em São Paulo estamos tendo este problema?”, questionou. “A gente percebe que estimular a reflexão das pessoas incomoda muita gente. A gente vai lutar para que essa campanha não saia da rua e, mesmo que ela saia, a gente vai lutar para que ela volte”, disse Julita.

Procurada, a EMTU não se pronunciou a respeito.

Assista a Laerte, Dahmer e Arnaldo comentando sobre participação na campanha:

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Escreva seu comentário

pessoas


Curte nossa nova página no Facebook

DESCONSTRUA

Please enter your comment!
Please enter your name here