Conheça a casa mais sustentável da África, a construção de cânhamo recém finalizada foi apresentada ao Below the Lion, por Tony Budden do site Hemporium, confira. 

Sua casa, que é considerada o “edifício mais sustentável da África”, situa-se confortavelmente em cima do pé da serra, com vista para Noordhoek, Cape Town, e vista panorâmica das zonas úmidas e da linha da costa bonita.

Casa de Maconha hemp-house-back
Construção sustentável (fundos), com vista para a praia Noordhoek em Cape Town
Casa Maconha Hemp-House-South-Africa
Construção sustentável de cânhamo (frente), com vista para a praia Noordhoek em Cape Town

Considerando-se o grau em que este edifício é famoso pela sua consciência ecológica, fomos surpreendidos com a sua aparência muito moderna. A casa de dois quartos é caracteristicamente angular, elegante e minimalista. No entanto, as paredes internas são decoradas de forma a dar uma sensação orgânica, com paredes pintadas de forma a darem um ar de contraste e aspereza, paredes texturizadas, e outras que estão com acabamentos em madeira. Percebemos uma pequena e precisa abertura circular em uma das paredes, e decidimos perguntar ao Tony sobre isso. Ele explicou que era como um olho, dando-nos um vislumbre do que a casa é feita: camadas de hempcrete [concreto feito com cânhamo], cânhamo, isolamento e gesso de cânhamo.

Casa Maconha Hemp-House-hem-eye
Um vislumbre da parede construída com fibra de cânhamo

Casa de Maconha hemp-house-deck

Sobre a casa é dito que tem propriedades antibacterianas devido ao fato de que as paredes são feitas de cânhamo – uma fibra oca, orgânica que permite que as paredes respirem, purificando do ar. O clima na casa é controlado por um termostato que atua em pequenos motores que abrem e fecham as janelas automaticamente. Ele fecha todas as janelas quando está frio lá fora, permitindo que a casa bem isolada seja aquecida facilmente utilizando um único painel aquecedor. Da mesma forma, quando fica quente, o termostato abre algumas janelas na casa, criando uma corrente e movimentando o ar no interior, para manter a casa fresca. Esta é definitivamente uma alternativa inteligente para o ar condicionado tradicional, permitindo que construções sejam resfriadas de uma forma mais amigavelmente ecológica.

Casa de Maconha hemp-house-window
Janelas com abertura automática para controlar o fluxo de ar e temperatura na casa

Antes de prosseguir no andar de cima, Tony pediu-nos para tirarmos os nossos sapatos. Logo descobrimos por que o nosso anfitrião introduziu este costume japonês para os visitantes do andar de cima, o seu escritório e sala de estar: é atapetado com um magnífico tapete de cânhamo. Colocando nossos pés descalços sobre ele, nos fez lembrar o quão versátil a planta do cânhamo é: enquanto robusta o suficiente para ser usada como material fundamental para uma casa, ela também pode ser usada para fazer algo muito suave e delicado.

Casa maconha hemp-stair-case
Escada que leva aos quartos, escritório e sala de estar no andar superior

Quase todo o mobiliário é feito de cânhamo; tudo, desde os tapetes e sofás até os abajures e edredons. Mesmo as pinturas nas paredes são pintadas na lona de cânhamo. Mas uma das características do interior que mais amei foi o chuveiro! O boxe foi construído dentro de uma caixa de vidro, que foi anexada ao quarto principal no andar de cima, tornando-o suspenso do lado de fora da casa. O vidro é esmaltado até a altura do peito para que você possa assistir o nascer do sol com privacidade, enquanto lava o cabelo. Eu pessoalmente prefiro este ao exposto trono do banheiro na ilha de Richard Branson.

casa maconha shower-and-veg-garden
Box suspenso (no canto superior direito) de vidro e logo abaixo espaço para uma horta

Nossa apreciação desta casa, no entanto, vai além do simples fato de que ela é um edifício moderno que é ao mesmo tempo esteticamente agradável e ambientalmente amigável. A Hemp House constitui prova da viabilidade de um conceito totalmente novo – que uma casa pode ser construída quase inteiramente a partir do uso de produtos de cânhamo. Além disso, o cânhamo utilizado para construir esta casa foi cultivado em menos de um ano, bem como a construção da própria casa levou apenas oito meses do início ao fim.

casa maconha hemp-house-lounge
Quase todo o mobiliário é feito de cânhamo; desde os tapetes, sofás, abajures e edredons. Mesmo as pinturas nas paredes são pintadas na lona de cânhamo.

Assim, a casa de cânhamo é um exemplo permanente da viabilidade da substituição de materiais tradicionais de construção pelo cânhamo, e é um lembrete dos incríveis benefícios que podem ser obtidos a partir de uma mais ampla integração deste produto incrível em nossas vidas pessoais e na sociedade como um todo.

Confira mais fotos da “Hemp House”. Quem toparia ter uma casa inteirinha de cânhamo? Deixe sua opinião nos comentários.

casa maconha hemp-house-kitchen
Cozinha mobiliada com madeira reciclada.
casa maconha hemp-house-living-area
Sala de estar, com móveis e tapete de cânhamo

casa maconha hemphouse-south-africa-tony-budden-3

casa maconha hemphouse-south-africa-tony-budden-8

casa maconha hemphouse-south-africa-tony-budden-6

casa maconha hemphouse-south-africa-tony-budden-9

casa maconha
Tony Budden, vestido com uma camisa feita com fibras de cânhamo, segurando a mesma fibra que compõem o “hempcrete”

Tradução SmokeBud