Todo mês, um domingo é escolhido e uma antiga rua de paralelepípedos é ocupada com o Sofá na Rua. A ocupação proporciona muita música, teatro, oficinas e o que mais brotar!

O Sofá na Rua é uma ocupação realizada pela Casa Fora do Eixo Pelotas em parceria com diversos coletivos e pessoas que ocupam a rua Almirante Tamandaré, em Pelotas no Rio Grande do Sul, com música, teatro, cinema, Sofá na ruaeconomia colaborativa, debates, oficinas e qualquer intervenção cultural ou artística espontânea.

Na última edição, em 18 de maio, um dia após a realização da primeira Marcha da Maconha de Pelotas, foi colocado o Sofá na Rua pela 18ª vez e no clima do Maio Verde. Enriquecendo o mês mais verde e lega do calendário canábico nacional, a 18ª edição colocou em pauta o debate sobre as leis de drogas e suas consequências, além do som vindo diretamente do Uruguai de Molina y Los Cósmicos, rolou também o Projeto Massimiliano, a peça de teatro Olha o Santo, o Camelô 2.0 e o Compacto Cine.

Neste domingo tem Sofá na Rua

O Sofá de junho continua na pegada verde e no mês do Meio Ambiente chega com uma proposta ambiental, trazendo o lançamento da campanha #CidadeSelvagem, do Coletivo Rastro Selvagem, que promoverá uma ação no intuito de espalhar a natureza em cada esquina, nos muros das cidades e aos olhos da sociedade (saiba mais sobre acessando a fan page do Rastro). A 19ª edição contará ainda com uma intervenção com fogo do coletivo Artcidade Criativa, teatro, exibição de curtas e oficinas, além de um som top com Solo Fértil e a banda Velho Hippie.

10491227_675333675873299_5854977053734937289_n

O evento, que acontece mensalmente na rua da Casa, tem o intuito de ocupar o espaço público com música, teatro, circo, cinema e arte, a fim de movimentar a cena cultural local com atividades da cidade e também de outras localidades.

Já passaram pelo Sofá, bandas de reggae, rap, rock, samba e os mais variados estilos.

A primeira edição do evento nomeado “Sofá na Rua” aconteceu em 2012. A ideia foi colocar o objeto no meio da via para que as pessoas entendessem que a rua pode ser a extensão da casa ou um local público de lazer.

Vai perder? Aperte um e brise à vontade com o Sofá na Rua!

Serviço:
Domingo, 29 de junho [CANCELADO DEVIDO AO TEMPO – EM BREVE NOVA DATA]
A partir das 14 horas
Na Rua Almirante Tamandaré (em frente à Casa) – Pelotas
Evento no Facebook: //on.fb.me/V6Kt3L

10494776_1430067360606975_5535722471987880239_n

Infelizmente devido ao tempo a 19ª edição do Sofá na Rua será remarcada. Segundo os organizadores, com o mau tempo, parte da programação não pode ser viabilizada e os equipamentos também não podem ficar na rua.

Foto de Capa Mª Laura Marques