Novos valores das receitas geradas no Colorado mostram que as vendas de maconha recreativa legal têm superado as vendas de maconha medicinal. O marco é em grande parte simbólico, mas a tendência geral mostra um forte aumento nas vendas para fins recreativos desde a primavera.

Sweet Grass
Biscoitos de manteiga de amendoim com infusão de maconha, recém-embalados, são preparados na ‘Sweet Grass Kitchen’, em Denver. Colorado agora está vendendo mais a maconha recreativa do que a medicinal, um ponto de virada para a indústria recém-legal. Os registros fiscais são de quarta-feira, 10/09/2014.
rec1
Maconha Recreativa Ganha Terreno. Gráfico mostra a evolução dos totais de vendas de maconha recreativa e medicinal no Colorado, em milhões de dólares, de janeiro a julho.

Um dos desafios enfrentados pelo mercado de maconha legal do Colorado tem sido a mudança mais lenta do que o esperado das vendas da maconha medicinal para a recreativa. Como John Hudak, no Brookings Institution, observou recentemente: “Por anos, tem sido um segredo aberto no Colorado que algumas pessoas estavam usando maconha medicinal sem uma condição médica legítima. Um dos objetivos da criação do mercado de varejo foi chamar os usuários para longe do mercado negro, a partir da maconha medicinal e em direção à maconha recreativa”.

Mas a maconha recreativa é tributada a uma taxa muito mais elevada do que a erva medicinal, tornando-se consideravelmente mais cara. Muitos usuários optaram por ficar com o mercado medicinal, e muitos ainda continuaram a comprar maconha por meio de canais do mercado negro, onde os preços são ainda menores.

Muitos defensores da legalização saudaram os últimos números de vendas. Mas eles não significam necessariamente o fim iminente do tráfico no Colorado. “Eu não acho que o aumento nas vendas reflete necessariamente uma diminuição no mercado negro, embora possa”, disse Hudak em entrevista. O aumento das vendas pode ser devido ao “aumento do turismo da maconha – uma indústria que cresce muito rapidamente no estado”.

Uma mudança cultural também é provável de estar a caminho, à medida que mais pessoas molharem os pés no mercado recreativo. “Isso pode refletir num relaxamento dos habitantes do estado onde as pessoas andam por aí dizendo ‘Ok, isso é real, isso é legítimo e eu não vou ser preso por isso'”.

Uma recente pesquisa da NBC/Marist, por exemplo, descobriu que a maioria dos adultos no Colorado – 55 por cento – diz ser favorável ao status legal da maconha. E, enquanto as receitas fiscais de vendas de maconha têm sido mais lentas do que o esperado para se materializar, eles estão a todo vapor.

mjtax
Receitas Fiscais Mensais de Maconha Dobram. Receita mensal de impostos, licenças e taxas do mercado de maconha do Colorado, em milhões de dólares, de janeiro a julho.

O total da receita de impostos, licenças e taxas sobre a maconha superou 7 milhões de dólares em julho, e é provável que continue a aumentar à medida que mais lojas de varejo entrarem no mercado.

Se os últimos números de vendas pressagiam uma mudança do mercado negro e do mercado legal, ela provavelmente vai acontecer devido a uma combinação de maior qualidade e preços decrescentes, disse Hudak.

Uma última conclusão: julho marcou a primeira vez que o condado de Denver representou menos da metade do total de vendas de maconha. Isto sugere que o mercado da maconha no Colorado está realmente em alta em todo o estado.

mjdenver
Mais Receitas Fiscais Provenientes de Fora de Denver. Participação das receitas fiscais mensais das vendas de maconha provenientes de fora do condado de Denver.

Tradução: SmokeBud
Fonte: The Washington Post