A capital americana pôs fim oficialmente nesta quinta-feira (17) à punição por posse de pequenas quantidades de maconha, o que coloca as leis de Washington entre as mais progressistas do país. Fumar e comercializar a droga, no entanto, ainda é ilegal. As informações são do Jornal O Globo.

WASHINGTON, DC – Uma lei que descriminaliza a posse de pequenas quantidades de maconha entra em vigor em Washington DC nesta quinta-feira. Agora, o porte de até 28 gramas da erva para uso pessoal não será considerado crime. Fumar e comercializar a droga, no entanto, ainda é ilegal.

A regra foi aprovada em abril, depois de um longo debate em torno do assunto. Um dos temas discutidos foi as disparidades raciais nas prisões por porte de maconha. A partir de agora, a polícia terá de ver o indivíduo fumando maconha para acusá-lo de delito, e não apenas sentir o cheiro de cannabis.

Apesar de são ser mais considerado uma violação criminal, a posse de quantidades reduzidas de maconha poderá resultar em multa de US$ 25 e apreensão do produto. Pessoas flagradas com quantidades maiores que a estabelecida na norma ainda poderão ser presas.

Regras mais abertas em torno do tema são adotadas pelos estados de Washington e Colorado desde o início do ano. Nos dois lugares, já foi iniciada inclusive a venda legal da cannabis.