A idéia de legalizar totalmente a cannabis na Holanda está vendo um aumento do apoio dos governos locais e ex-políticos.

Embora a cannabis seja legalmente vendida em cerca de 700 coffee shops em todo o país, o cultivo e a distribuição permanecem proibidos pela lei federal. Isso por vezes é tratado como problema da “porta dos fundos”, já que os coffee chops devem realizar transações ilegais para obter seu produto.

Frits Bolkestein, um político holandês aposentado do Partido Popular para a Liberdade e Democracia, disse à Metro Nieuws (NL) que a situação permitiu que o mercado clandestino florescesse. E junto com ele, o crime.


“Os coffee shops são oficialmente autorizados a vender drogas, mas não a comprá-las. Assim, eles devem sempre providenciar compras ilegalmente. E enquanto isso o crime prospera. Mais da metade de nossos crimes estão relacionados com as drogas”.


Bolkestein é membro da ‘Epicurus Foundation’ [Fundação Epicuro], que está liderando os esforços para políticas de maconha mais eficazes. Vinte e um municípios já estão apoiando que o governo regule o cultivo de cannabis, que Bolkestein diz ser “muito mais” do que antes.


A proposta de Bolkestein envolve que o governo conceda licenças aos produtores de maconha, o que permitiria o monitoramento da qualidade do produto e as transações legais de serem feitas. Ele também acredita que lojas que vendem cannabis devam investir mais recursos e darem uma melhor formação para seus empregados.


“A qualidade das drogas é muitas vezes precária. Não há absolutamente nenhuma supervisão dos fornecedores. Numa cadeia transparente, o governo regulamenta a qualidade das drogas e dos vendedores. Produtores ilegais também perderiam seu mercado.”


Enquanto a proposta da “cadeia transparente” recebeu o apoio de proeminentes defensores da reforma da política de drogas, como Richard Branson, o governo holandês está bastante resistente à pressão para alterar suas políticas de maconha.

Ainda assim, a Metro Nieuws (NL) relata que representantes de mais de 25 países europeus se reuniram na semana passada para discutir políticas mais transparentes sobre “drogas leves”.
Com os avanços que estão sendo feitos nos EUA e na América Latina, a Holanda fica a perder sua reputação de longa data por ser progressiva em relação à droga.

Mas isso pode mudar se e quando os legisladores decidirem finalmente resolver as falhas óbvias do modelo de política de cannabis holandês.

Via, metronieuws.nl
Tradução:
SmokeBud