Na era da legalização e na redução de estigmas, banco de imagens com mais de 60 fotos é lançado para mostrar o real maconheiro, sem tabus ou estereótipos. Fotos ilustram o cotidiano de pessoas, com idade de 30 a 60 anos, realizando suas atividades enquanto fumam ‘unzito’.

Campanha visa proporcionar aos jornalistas uma alternativa mais real na hora de ilustrar o tema na mídia.

Por algum tempo, o estereótipo do usuário de maconha – o “maconheiro” – não tem representado adequadamente as pessoas reais que gostam da erva, de maneira responsável. Mas o mito do maconheiro parece mais antiquado do que nunca, à medida que mais estados norte-americanos e países alteram suas políticas acerca do uso da maconha.

Para combater a imagem do maconheiro do passado, a Drug Policy Alliance reuniu um conjunto de fotos que derrubam esses estereótipos e ajudam a retratar uma imagem, realista e humana, de como são os usuários de maconha, modernos, da vida real, no dia a dia.

Tiradas em março, em Boulder, Colorado (onde a maconha recreativa é legal), as fotos da DPA mostram adultos de 30 a 60 anos, na realização de atividades cotidianas enquanto usam maconha em uma variedade de formas, de baseados, bongs, pipes, vaporizadores a óleos e extratos.

“A mídia está dando cobertura à maconha de forma cada vez mais sutil e cheia de nuances, agora que as leis estão mudando e muito mais gente está se revelando como usuário de maconha”, disse Sharda Sekaran, gerente de comunicações da DPA. “Todos nós sabemos que as pessoas que fumam maconha parecem mais com sua tia Bettie ou com seu contador, do que como ‘o cara’ de ‘O Grande Lebowski’, mas a maioria das imagens na esfera pública continuam refletindo isso.”

23sf69k
‘O cara’ de ‘O Grande Lebowski’

O banco de imagens foi lançado, pela Drug Policy Alliance, no Dia Internacional da Maconha (04/20 ou 20 de Abril), e está disponível para uso sob a licença livre e gratuita, para fins editoriais e não comerciais.  A iniciativa visa proporcionar aos jornalistas uma alternativa mais real na hora de ilustrar o tema na mídia.

Enquanto aguardamos alguma mudança por aqui, confira como são os usuários(as) da erva, quando não estereotipados:

As informações são via Huff Post e Drug Policy Alliance
Tradução e adaptação SmokeBud

asian-female-ingesting-marijuana-tincture_6967white-male-smoking-marijuana_3496 white-female-smoking-marijuana-yoga_4109white-female-smoking-marijuana_3583 white-female-ingesting-marijuana-tincture_6927white-female-exhaling-marijuana-pipe_4818 white-female-black-male-marijuana-3679 male-smoking-marijuana-reading-online_5881 male-smoking-marijuana-reading-magazine_6676two-adults-smoking-marijuana-smiling_5152male-smoking-marijuana-pipe_4881 male-female-smoking-marijuana-sketching_6229male-female-couple-marijuana-bed_7628 group-women-smoking-marijuana-bbq_7002group-vaporizing-marijuana_3904 group-smoking-marijuana-playing-piano_4644group-women-smoking-marijuana-bbq_6993 group-smoking-marijuana-playing-game_3928group-smoking-marijuana-alcohol-meal_5617 group-adults-smoking-marijuana_7153group-adults-marijuana-watching-movie_7515 group-adults-marijuana-eating-game-phone_6549female-vaping-marijuana-reading-tablet_5802 female-vaping-marijuana-knitting_6013female-smoking-marijuana-meditating_4304 female-smoking-marijuana-laptop_5740females-smoking-cooking-marijuana_5483female-smoking-marijuana-bath_5314 female-marijuana-pipe-game-tablet_5841female-male-smoking-marijuana-meditating_4386 female-male-smoking-cooking-marijuana_5506female-inhaling-pipe_4770 asian-female-vaping-marijuana-vape-pen_6372_2

 

  • Nenhum dos modelos está realmente consumindo a droga. Ninguém percebeu?? ‘oO

    • Marcus Alves Rodrigues

      e a mulher soltando fumaça? ta simulando uma tragada??

      • Que parte de CONSUMIR você não entendeu?
        O ensaio é ultramente fake. (ponto)

    • Leonardo Maziero de Siqueira

      a proposta da imagem é simular o estilo de fotos comuns em bancos de imagens utilizados por veículos de comunicação, que normalmente tem essa aparência meio fake mesmo. é só uma forma de introduzir a maconha como algo comum, como se fosse uma cerveja ou um café que estivesse sendo consumido.

  • Diulia Santos

    Procurei, mas não encontrei nenhum viciado da cracolândia em seu habitat natural, será que é algum tipo de discriminação???

  • Joao Neto

    Cara não é assim não . kk
    Só se for lá.