Você está lendo

Curso de medicina com maconha formará profissionais no Uruguai

Depois de regulamentar toda cadeia acerca da maconha, nossos vizinhos se preparam para capacitar médicos especializados na erva. As informações são da EFE, via Terra.

O Uruguai prepara seu primeiro curso de formação em “medicina canábica” para capacitar os profissionais da saúde sobre o uso medicinal da maconha, um dos aspectos da lei que regula essa substância no país.

“É a primeira vez que um curso de medicina canábica é feito no Uruguai. Terá módulos introdutórios e outros sobre patologias e a prescrição da maconha em tratamentos neurológicos, analgésicos e psiquiátricos, por exemplo”, explicou nesta sexta-feira à Agência Efe Julia Galzerano, que coordena a iniciativa do Sindicato de Médicos do Uruguai (SMU).

A proposta do SMU conta com o apoio do Centro Internacional para Serviços e Pesquisa em Educação Etno-botânica (ICEERS), que enviará especialistas para a capacitação, entre eles o farmacologista espanhol José Carlos Bouso. Em princípio, a formação receberá 125 médicos e estudantes de medicina em fim de curso e acontecerá entre agosto e outubro deste ano.

Leia também:  Álcool ou maconha? Um pediatra enfrenta a questão

“Queremos ter alguma disciplina virtual para que o debate seja acessível à América Latina mais adiante, mas começaremos com esta primeira edição presencial”, disse Galzerano.

A Junta Nacional de Drogas (JND) será a responsável por promover à convocação nacional para o curso como parte das políticas públicas neste tema, segundo um comunicado da presidência uruguaia.

“Apesar de estar regulamentado o uso medicinal do cannabis, é importante ter um corpo profissional que esteja preparado para saber quais são seus usos e desenvolver pesquisas”, disse o secretário-geral da JND, Milton Romani.

A lei que trata da produção e o mercado de compra e venda de cannabis foi aprovada em dezembro de 2013, mas a regulamentação de seu uso para fins científicos e medicinais foi decretada em fevereiro deste ano, dias antes de terminar a gestão do então presidente, José Mujica, impulsor dessa legislação.

Leia também:  Maconha não eleva pedidos de residência, diz Uruguai

Pontinha

SmokeBud é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smkbd.com
medico maconha

Comente

Escreva seu comentário