Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Renato Cinco

O ativismo canábico tem um compromisso nas ruas na próxima quarta-feira (27). No Rio de Janeiro, o Dia Nacional pela Legalização da Maconha e Combate ao Câncer começa às 14h20, no Largo de São Francisco, com um debate que vai contar com o músico Marcelo Yuka (que faz uso medicinal da maconha) e o neurobiólogo João Menezes. Às 16h20, será realizada uma passeata pelas ruas do Centro até a Cinelândia.

Em geral, o tratamento para pacientes com câncer é muito agressivo ao organismo humano, causando muitos efeitos colaterais. A quimioterapia causa fortes dores, enjoos, náuseas e perda de apetite. Nenhum remédio receitado legalmente no país vem obtendo um efeito satisfatório no alívio destes sintomas.

Por outro lado, estudos científicos internacionais apontam para a eficiência do uso medicinal da maconha em muitos casos de câncer, minimizando as dores e as indisposições geradas pelo tratamento e estimulando a alimentação do paciente.

A maconha já é regulamentada para fins terapêuticos em vários países, incluindo Uruguai, Israel, Canadá, República Checa e Estados Unidos. Além do câncer, médicos receitam a planta para o tratamento de diversas doenças, como glaucoma, esclerose múltipla e AIDS.

Desde 2006, a lei brasileira prevê que o cultivo e consumo da maconha podem ser autorizados pelo governo federal, desde que exclusivamente para fins medicinais ou científicos. No entanto, a burocracia e a falta de vontade política até hoje impedem que este tipo de autorização especial seja concedido.

O Ministério da Saúde instituiu o 27 de novembro como Dia Nacional de Combate ao Câncer. Para apontar a hipocrisia da proibição e a necessidade de uma política sobre drogas atenta às demandas da saúde pública, a Rede Nacional pela Legalização da Maconha realizará, na mesma data, o Dia Nacional pela Legalização da Maconha e Combate ao Câncer, com atividades em várias cidades do país.

Via Renato Cinco, Vereador Psol-RJ

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Escreva seu comentário

pessoas


Curte nossa nova página no Facebook

DESCONSTRUA

Please enter your comment!
Please enter your name here