O ano de 2014 será um ano marcante na luta nacional pela regulação da maconha, diversas movimentações, marchas e atos pró legalização já marcam os meses do calendário, além disso, começam a brotar na rede, depoimentos e documentários sobre o uso medicinal da erva que no Brasil ainda é visto com estigma e receio.

O documentário independente “Usuários” chega exibindo um outro lado da história, a realidade de três usuários da erva. Confira, a explanação é via Catraca Livre.

O doc “Usuários” trata do uso medicinal e do religioso, além do cultivo próprio da erva

A discussão sobre o uso da maconha está em alta e é comum ver médicos, políticos, sociólogos e outros profissionais dando entrevistas com suas opiniões sobre o assunto. O curta documentário independente “Usuários” veio mostrar um outro lado da história, de quem entende muito da erva, embora não tenha um diploma para comprovar o conhecimento.

O filme mostra a realidade de três usuários de maconha: AllDoors, que cultiva sua própria erva; Lucas Melo, rastafari que a utiliza de maneira religiosa; e Maria Antonia, que usa para aliviar os efeitos da quimioterapia. Nas entrevistas, eles falam sobre sua relação com a cannabis e as dificuldades geradas pela sua proibição.

“Fiz o documentário porque percebi as poucas vias que a sociedade oferece para os usuários se expressarem”, conta Pedro Mariani, diretor do filme. “Quando esse assunto do uso da maconha ganha importância, as palavras sempre surgem das bocas de especialistas”.

Resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de jornalismo da PUC-SP, feito com Maurício Souza, Ronie Meireles e Jeferson Stader, “Usuários” é o apenas o primeiro projeto de Mariani sobre o assunto. Ele pretende aprofundar mais a questão em novos documentários. “Eu quero mostrar que o consumidor de maconha não é um criminoso, sobretudo aquele que cultiva”, afirma.

Confira o documentário “Usuários”:

Via Catraca Livre