José Mujica, presidente do Uruguai, deve iniciar nesta semana sua visita oficial ao berço do proibicionista, os Estados Unidos. No país, Mujica irá cumprir uma lona agenda de atividades diplomáticas, entre elas a apresentação da Lei da Maconha na OEA (Organização dos Estados Americanos) e o encontro com Barack Obama, líder da nação. As informações são do portal Vermelho.org.

Durante sua permanência nos EUA, Mujica também visitará a sede da Organização de Estados Americanos (OEA), onde será homenageado em uma sessão especial do Conselho Permanente, depois de reunir-se com o secretário geral desse organismo, José Miguel Insulza.

Mujica deve apresentar a Lei de Regulação da Maconha perante a OEA. O estatuto que entrou em vigência na última terça-feira (6), dá controle do fornecimento ao governo, que regula o consumo.

Recentemente, ele afirmou que quando se reunir com o líder americano assinalará os “erros grosseiros” que os países ricos cometem com a América Latina.

O presidente uruguaio irá oferecer também uma conferência a estudantes e personalidades na American University, além de se reunir com as autoridades do instituto Center for American Progress.