Estado americano é o primeiro do país a permitir a venda da droga.
Moradores podem comprar até 30g da droga; visitantes, pouco mais de 7g.

A maconha, para uso recreativo, já pode ser comprada livremente no Colorado, nos Estados Unidos. É o primeiro estado americano a permitir a venda.

Teve até fila nesta quarta-feira (1º) no Colorado para comprar maconha. “Hoje vou poder fazer a minha primeira compra legalmente. Vai ser ótimo”, comemorou um rapaz.

fila venda maconha legal colorado

Cerca de 140 lojas já receberam a licença que autoriza a comercialização. Os moradores do Colorado podem comprar até 30 gramas da droga. Os visitantes, pouco mais de sete gramas.

A primeira venda foi feita às 8h para um veterano da guerra do Iraque. Um fabricante contratou 25 novos funcionários de olho no aumento do consumo. Investiu em equipamentos, como containeres especiais.

Legal Sale Of Recreational Marijuana Begins In Colorado

A droga só poderá ser consumida em locais privados. Continua sendo proibido dirigir sob efeito da maconha, levar a droga para outros estados e revender o produto.

O governo vai cobrar 15% de imposto sobre a venda no atacado e 10% sobre a do varejo. O dinheiro arrecadado será destinado ao financiamento de escolas públicas e atendimento de dependentes químicos.

Ethan Nadelmann, fundador de uma organização que trabalha para estabelecer novas políticas para drogas, diz que, além de arrecadar mais, o governo vai poder focar também em crimes maiores “Os únicos prejudicados vão ser as organizações criminosas que até agora ganhavam dinheiro vendendo a droga ilegalmente”, diz ele.

Apesar disso, muitos críticos temem que a nova lei aumente também o número de crimes praticados sob a influência da maconha. Outra preocupação é que, apesar da venda ser proibida para menores de 21 anos, a liberalização torne mais fácil o acesso dos adolescentes à droga.

A maconha vendida hoje tem uma concentração maior do princípio ativo THC do que a que era consumida nos anos 60. A farmacologista Kari Franson, da Universidade do Colorado, disse que isso afeta a memória, o aprendizado e a coordenação motora do jovem, que está com o sistema nervoso ainda em desenvolvimento.

“É preciso de uma política de educação pública que mostre a esses adolescentes que esse produto não foi feito para eles”, diz ela.

Também em 2014 o estado americano de Washington vai começar a vender maconha. A lei que autoriza a venda já foi aprovada.

Via Bom Dia Brasil / Globo

  • Leonardo

    “o numero de crimes pela influencia da maconha” falo merda em tia heuehue