Categorias
Música

Música: Feminine Hi-Fi reúne mulheres da Jamaica e do Brasil no clipe Femina Ganja

A Feminine Hi-Fi, projeto e selo paulistano comandado por mulheres e focado na linguagem do reggae e sound system, lançou no último dia 10 de outubro a faixa “Femina Ganja“. O single, produzido por Digitaldubs, conta com vozes e composição das cantoras Lei Di Dai, Laylah Arruda, Mis Ivy, Shirley Casaverde e também da jamaicana Sister Carol. A notícia é do site de música ZonaSuburbana.

Femina Ganja traz para os ouvintes o formato que se popularizou na Jamaica a partir dos anos 1960 e se espalhou por todo o mundo nas festas de sound system. Nele, diversos cantores versam sobre o mesmo riddim (nome dado na Jamaica à base instrumental), o que inspirou ao longo do tempo outros gêneros e vertentes musicais, como o rap e seus cyphers.

A jamaicana Sister Carol, nascida em Kingston, foi criada no bairro do Brooklin, em Nova York, e abriu sua própria gravadora, chamada Black Cinderella, nos anos 1980. É uma das vozes femininas pioneiras do reggae mundial. Também conhecida como Mother Culture, traz em suas letras mensagens conscientes sobre temas como poder feminino, ancestralidade e sociedade. Em passagem pelo Brasil em 2018, Carol se reuniu às cantoras Laylah Arruda, Lei Di Dai, Mis Ivy e Shirley Casaverde sob produção musical do Digitaldubs, e o resultado foi o single “Femenina Ganja”.

A faixa está disponível em todas as plataformas digitais, e a estreia vem acompanhada de videoclipe, dirigido por Bianca Hoffmann.

Categorias
Música

Jota 3 lança o clipe “Flores e Ervas” com BNegão e Digitaldubs

As palavras de resistência, espiritualidade, liberdade e autoconhecimento do reggaeman Jota 3 estão no ar. Ele está de volta – e muito bem acompanhado – por BNegão. Após uma intensa temporada com a turnê do projeto “Inna Positive” (protagonizado por um dos sound systems mais respeitados do Brasil, o carioca Digitaldubs).

“A ideia do clipe surgiu em janeiro de 2017, enquanto eu participava de uma temporada de verão com o Digitaldubs na casa do skatista Bob Burnquist na Barra da Tijuca (RJ)”, conta Jota 3, que decidiu gravar justamente na vizinhança do famoso campeão do skate brasileiro.

A aventura de Jota 3 e seus parceiros musicais a bordo da selva da Babilônia também foi gravada em uma outra locação secreta fora do Brasil. O vídeo é uma ode ao direito de plantar flores e ervas no quintal. Um hino aos jardineiros libertários da cultura ancestral. E também um alerta pela legalização da cannabis medicinal. 

O produtor da faixa, Marcus MPC (aka Digitaldubs) também aparece nesta aventura selvagem, assim como o MC Jeru Banto. A sonoridade da faixa segue a estética do Digitaldubs, com o bassline pesado do dub e programação digital aliada à percussão nyahbinghi e metais. 

“Cantar e escrever sempre foram um processo de cura e descoberta para mim. E minha causa maior passou a ser dedicar minha vida afim de ajudar as pessoas a evoluir intelectual, espiritual e moralmente através da música, da mesma forma como fui e sou ajudado por ela”, afirma o artista-ativista

E seguindo a tradição da música jamaicana, foi lançado também o vinil compacto 7” desta faixa, que conta com um lado B em versão instrumental – e exclusiva – para todos os sound systems tocarem e improvisarem suas rimas. Compre na Reggae Shop.

Porque segundo escreveu o jornalista Carlos Albuquerque (Calbuque) sobre o discoAmplificado por Digitaldubs – que foigravado entre Rio de Janeiro, Vitória, Barcelona (Espanha), Birmingham (Inglaterra) e Kingston (Jamaica): “reggae bom é reggae vivo. Apoiado em gigantes como Sly & Robbie e Twilight Circus , o cantor e MC Jota 3 – nascido no Rio, criado em Vitória – dispensa clichês moribundos e deixa a herança militante do gênero fluir, forte e pulsante”.

Ainda vai ter uma festa com Sound System de lançamento do clipe e vinil “Flores e Ervas” no Rio no próximo dia 20/01/2018;

Local: Bco (Rua General Luís Mendes de Morais, 210)
Horário: 20h – 02h
Ingressos: R$ 20 a R$ 40  
Venda Física: na portaria
Venda Online:

https://www.sympla.com.br/digitaldubs—o-eterno-verao-do-dub__430714

Classificação: 18 anos
Capacidade: 1000 pessoas

Evento:                                                 https://www.facebook.com/events/287683341933867/?ti=icl