O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que segue para o Uruguai nesta terça-feira, comentou hoje a possível alteração na política de drogas do país vizinho. Para o governador, também ex-ministro da Justiça, o principal fator que deve ser analisado para liberar ou não o plantio caseiro da maconha é a repercussão disso para o mercado do narcotráfico.

O senado uruguaio pode aprovar, nos próximos dias, o projeto de lei enviado pelo presidente Pepe Mujica que legaliza a compra, a venda e o cultivo de maconha, além de criar uma estatal reguladora da erva.

Para Tarso, caso a liberação leve à redução do tráfico, trata-se de uma medida positiva. Além disso, o governador do Estado defendeu a descriminalização do uso da erva, isto é, que o usuário seja tratado pela justiça como um dependente e não como um criminoso.

Escute a opinião do Governado Tarso Genro

“O tráfico de drogas deve ser implacável. Outra questão é se se deve punir ou não o usuário. Eu sou da opinião que o usuário é um dependente químico, ele não deve ser punido, ele deve ser tratado. Uma terceira questão é a possibilidade de as pessoas plantarem sua própria maconha para não caírem nas redes (de tráfico). Agora é uma discussão que deve ser feita e o resultado deve ser o seguinte, na minha opinião: o que facilita mais o combate às drogas? É permitir que os usuários plantem ou não permitir? Dessa conclusão é que eu tiraria minha posição. Se a permissão para o usuário plantar sua maconha ajuda no combate ao tráfico de drogas, eu acho que é uma medida positiva.

Em particular eu tenho a mesma opinião que o Fernando Henrique sobre isso”, defendeu o chefe do Executivo gaúcho.

Pela política prestes a ser implementada no Uruguai – já que o partido do presidente detém maioria no Congresso -, os consumidores registrados poderão comprar até 40 gramas por mês de maconha em farmácias licenciadas ou cultivar em casa até seis plantas que produzam cerca de meio quilo por colheita.

A provável alteração na política de drogas do país vizinho, entretanto, é criticada por parte dos congressistas brasileiros, entre eles o gaúcho Osmar Terra (PMDB), que parte nesta terça-feira rumo ao Uruguai para tentar dissuadir os uruguaios da mudança na lei. O deputado afirmou nessa manhã à Rádio Guaíba que a liberação do uso da erva no Uruguai pode acarretar em aumento de tráfico de drogas pela fronteira com o Brasil, remetendo ao problema da cocaína e do crack que entra no país pela fronteira com a Bolívia. Terra, que entende a dependência química como algo incurável, vai ao Senado uruguaio participar de uma audiência pública na Comissão de Saúde a fim de falar sobre a política antidrogas brasileira.

O deputado vai a Montevidéu acompanhado do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles, e o assessor de políticas contra as drogas do governo da presidente Dilma Rousseff, Vitore Maximiano.

Via Rádio Guaíba

  • É UMA PALHAÇADA ESSA HISTÓRIA DE QUE CADA UM PODE PLANTAR MACONHA EM CASA…QND DEVERIAM BANIR O CIGARRO DAS LANCHERIAS, DOS MERCADOS E DOS POSTOS, ALIÁS DE TODO PAÍS, COMO É BRASIL?? AGORA QUEREM APOIAR A MACONHA?? ONDE ESTAMOS POVO SEM DEUS?? VÃO PLANTAR CARÁTER, HONESTIDADE, RESPEITO AO PRÓXIMO!!! QUE É ISSO Q PASSA NESTAS CABEÇAS INFRUTÍFERAS? NÃO É A NOSSA RESPOSTA,,,,NÃO SJA A NOSSA RESPOSTA…NÃO VAMOS NOS CALAR E CONSENTIR NESSA PALHAÇADA!!1 MAIS UMA QUE VEM DESTRUIR NOSSAS FAMÍLIAR QUE AO INVÉS DE LUTARMOS CONTRA O MAL, NOS COLOCAR EM APOIO AO MAL??? NUNCA!!!NUNCA!!! NOSSOS FILHOS E NOSSOS NETOS ESTÃO CRESCENDO NESTE MUNDO DESNORTEADO…Q É ISSO BRASDIL?? Q É ISSO MUNDO?? E AINDA NÃO ACREDITAM QUE ESTÁ TUDO PREPARADO PARA O ANTI-CRISTO E QUE O ESPÍRITO DO ANTI-CRISTO JÁ ESTÁ AGINDO NAS MASSAS E INCLUSIVE NOS GOVERNANTES…DIGA NÃO A MACONHA, ALCOOL, NICOTINA E TODAS AS OUTRAS DROGAS!!!

  • brasil

    Eneida!! vamos começar a plantar o respeito respeitando as diferenças se voce nao fuma nao gosta de cigarro nem de maconha e gosta

  • Anti Cristo so que não!

    Eneida!! vamos começar a plantar o respeito respeitando as diferenças se voce nao fuma nao gosta de cigarro nem de maconha, e diz que maconha (que é uma planta( não é coisa de Deus deveria rever a sua fé! se voce nao gosta tudo bem! agora se voce quer proteger seus filhos de a eles uma boa educação e ensine a eles as coisas da vida! nao fique escondida atras da fé para repreender aqueles que tambem tem sua fé em Deus mas que gostam de fumar um baseado para relaxar! nao ha mal nisso mal há em ter que ir comprar um baseado de um traficante armado! se você quer plantar carater então nao se julgue superior a seus irmãos mesmo que discorde de suas opinioes e lute tambem pela liberdade de deixar a pessoa escolher o que é melhor para si! e deixe de achar que quem frequenta sua igreja esta salvo dos pecados do mundo pois! a arrogancia e a ignorancia andam de maos dadas!