Funcionários do governo britânico debateram por mais de uma hora sobre a implementação da lei, baseado no modelo uruguaio, que regulamenta a produção e venda da maconha

Grã-Bretanha demonstrou interesse sobre a recente regulamentação da maconha no Uruguai e questionou sobre, as autoridades uruguaias, através de uma videoconferência.

Especialistas na área, explicaram ao ministro de prevenção de crimes da Grã-Bretanha, Norman Baker, os fundamentos e a implementação – ainda em curso, da Lei que regula a produção e venda da maconha no Uruguai.

“Recebemos a proposta de uma videoconferência com o ministro britânico, que demonstrava interesse em conhecer, em primeira mão, os fundamentos da lei que foi aprovada recentemente e como será a sua implementação”, disse Diego Cánepa, que preside o Conselho Nacional de Drogas do Uruguai.

Durante a conversa ambos debateram “sobre quais são os impactos que a lei pode ter, não só na saúde pública, mas também na segurança”, explicou Cánepa.

Uruguai em dezembro passado tornou-se o primeiro país a ter o controle do mercado da maconha e seus derivados, um projeto inédito promovido pelo presidente José Mujica.

Embora a norma já esteja em vigor, o Poder Executivo trabalha em seus regulamentos, que definem a forma de concessão das licenças para cultivo e como será o registro do usuário para comprar a erva nas farmácias.

Cánepa também observou que as autoridades uruguaias convidaram a Grã-Bretanha para participar do monitoramento e avaliação da implementação da norma regulamentadora, que tem atraído controvérsia e interesse mundial.

“Há um grande debate internacional, neste momento, não só na região, mas também na Europa e a nível das Nações Unidas”, disse ele, mas acrescentou que o Uruguai não quer ser o “modelo”.

“O Uruguai acredita que este é o melhor para o Uruguai nas condições dos uruguaios, é uma decisão para melhorar a saúde (…) e estamos confiantes de que vai melhorar alguns aspectos relacionados à segurança. Mas nem todos temos a mesma realidade” enfatizou Cánepa.

Via AFP / La Nacion
Tradução SmokeBud