Proibicionistas reacionários dando chiliques em 5, 4, 3…

O bilionário americano Warren Buffet, terceiro homem mais rico do mundo e considerado um dos mais competentes investidores do século XX, decidiu apostar na maconha. Subsidiária do Berkshire Hathaway investe em produção de olho no lucro do setor verde. As informações são do O Globo.

Sorvetes, balas e refrigerantes ajudaram a tornar Warren Buffett um bilionário. Agora, uma subsidiária de sua firma Berkshire Hathaway quer fazer fortuna com maconha.

A Cubic Designs, unidade da Berkshire que faz plataformas para maximizar o espaço útil em armazéns, enviou nas últimas semanas cerca de mil panfletos a dispensários de maconha, oferecendo assistência a produtores para expandir o número de plantas cultivadas.

“Dobre seu espaço de cultivo”, afirma o panfleto em letras maiúsculas, sobre uma imagem de um unidade interna de cultivo de plantas. Em outra página diz: “Dobre seus lucros”.

O apelo coincide com a aceitação crescente da marijuana nos Estados Unidos. Dois estados, Colorado e Washington, legalizaram a posse e o consumo recreativo da erva e estão entre os 23 onde ela pode ser consumida para uso medicinal. No entanto, a maconha é proibida em lei federal, e os bancos informam que não vão apoiar o setor até que seja totalmente legal em nível nacional.

A Cubic Designs viu uma boa oportunidade no setor, depois que alguns criadores de maconha buscaram a companhia para falar de suas plataformas ou sobre sistemas de armazenamento, segundo Shannon Salchert, coordenador de Marketing da companhia. Espaço em armazéns se tornou escasso em lugares como Denver, onde os plantadores estão buscando unidades para cultivar seus produtos. Essa demanda permitiu aos senhorios a elevar os preços.

— Vendemos alguns mezaninos naquele mercado e decidiram internamente: “Por que não fazemos um pouco de marketing?” — disse Salchert na quinta-feira.

warren-buffett
Warren Buffett aos 84 anos é o terceiro homem mais rico do mundo.

SETOR SECRETO

Um desafio tem sido localizar os cultivadores, porque eles não fazem propaganda de seus nomes e localização, disse ela. Assim, os panfletos foram enviados para os dispensários estaduais, inclusive em Colorado, Washington e Califórnia, com a esperança de que eles distribuam para pessoas que possam usufruir do produto. A Cubic Designs também considerou trabalhar com corretores de imóveis, que ajudam os produtores a encontrarem espaço, disse ela.

— O problema com esse segmento que o torna difícil é que ele permanece um tanto secreto — disse Salchert.

Aos 84 anos e terceiro homem mais rico do mundo, Buffett fez sua fortuna por meio da aquisição pela Berkshire de empresas como Dairy Queen e See’s Candies, e ao assumir o controle de ações em outras, tais como Coca-Cola. Ele é conhecido por dar às dezenas de unidades da Berkshire autonomia de gestão.