Você está lendo

Importação de sementes de cânhamo pode salvar a economia da Ucrânia

Em uma ajuda verde o departamento de agricultura, dos EUA, reforçará a importação de sementes de cânhamo afim de alavancar a economia na Ucrânia. O cânhamo ucraniano não possui o princípio ativo que dá barato nos fumantes e é valorizado pelas aplicações comerciais e industriais. Ai informações são da Bloomberg, via Exame.

O Departamento de Agricultura dos EUA busca ajudar a economia da Ucrânia reforçando as importações de sementes de cânhamo do país.

O cânhamo — uma variedade de cannabis, ou seja, prima da maconha — ucraniano não possui o princípio ativo que dá barato nos fumantes e é valorizado pelas aplicações comerciais e industriais. A semente de cânhamo pode ser usada em óleos de alto teor proteico ou para fabricar tinta e plásticos.

Leia também:  Após referendos, americanos preveem onda de legalização da maconha

“Nós estamos concentrados agora em tentar descobrir formas por meio das quais poderíamos ser capazes de usar nos EUA sementes de cânhamo industrial criadas na Ucrânia”, disse o secretário de Agricultura, Tom Vilsack, ontem, em entrevista.

A Ucrânia, uma grande produtora de semente de cânhamo, está buscando ajuda do Fundo Monetário Internacional e de outros países em um momento em que enfrenta dificuldades com uma crise política de quatro meses que culminou com a anexação da Crimeia pela Rússia.

A moeda caiu quase 25 por cento contra o dólar neste ano. A Ucrânia está buscando até US$ 20 bilhões do FMI, que pode anunciar uma decisão.

Leia também:  4 usos ecológicos inusitados da Cannabis além do baseadinho

O presidente dos EUA, Barack Obama, insistiu que a Rússia dê um fim na crise com a Ucrânia ou enfrentará mais sanções, se invadir o leste do país após a anexação da península do sul.

A administração Obama está planejando prover ajuda, incluindo US$ 1 bilhão em garantias de empréstimo, e está trabalhando com aliados europeus em um pacote mais amplo.

Cultivo de cânhamo

Atualmente, dez estados americanos permitem o cultivo de cânhamo industrial. O projeto de lei agrícola que o Congresso aprovou no mês passado permitirá que faculdades, universidades e departamentos estaduais de agricultura cultivem cânhamo para fins de pesquisa se a erva for permitida no estado.

Restrições legais sobre o produto agrícola, antes amplamente cultivado nos EUA, foram relaxadas quando a maconha ganhou uma maior aceitação.

Leia também:  Na vanguarda da maconha legal - Papo cabeça com Fabio Bastos

Em 2012 a Ucrânia foi o quarto maior produtor mundial de semente de cânhamo após a França, a China e o Chile, segundo a Organização das Nações Unidas.

A Ucrânia é o terceiro maior exportador de milho do mundo e o sexto maior de trigo. Vilsack disse não ter visto sinais de distúrbios nos mercados de grãos da Ucrânia como resultado da crise.

A queda da moeda do país está levantando a preocupação de que os fazendeiros reduzam as compras de combustível e de pesticidas, mesmo com o plantio de primavera, que está em andamento, caminhando ao ritmo mais rápido em seis anos.

medico maconha

Comente

Escreva seu comentário