Pesquisa revela que Jovens com Q.I. mais alto têm maior probabilidade de fazer uso de substâncias ilícitas – entenda

Cientistas de três universidades no Reino Unido publicaram uma pesquisa que mostra a relação entre crianças inteligentes e o uso de drogas no futuro. O mais curioso: de acordo com eles, quanto maior o Q.I., maior a chance de que a pessoa acabe experimentando alguma droga. Outra pesquisa, indicando a mesma relação, já foi publicada em 2011.

Para chegar a essa conclusão, eles usaram dados de 1958 de um estudo nacional sobre o desenvolvimento de crianças nos EUA e aí entrevistaram mais de 17 mil pessoas, então adultos, comparando o uso de drogas e o Q.I. registrado na ocasião. O resultado: crianças com o Q.I. mais alto tiveram maior incidência de uso de drogas anos mais tarde.

Levando em conta os dois estudos, cientistas têm hipóteses diferentes para os motivos que levam crianças e jovens mais inteligentes ao uso de drogas. Veja algumas delas:

1. James White, um dos cientistas do estudo publicado em 2011, acredita que jovens mais inteligentes tomem suas decisões mais baseadas em evidências e fatos. Como são escassos os estudos que provem a existência de efeitos nocivos devido ao uso ocasional de drogas, eles se sentem confortáveis para usá-las. Numa entrevista para a revista TIME, James White usa a maconha como exemplo para essa tese.

2. O psicólogo evolucionista Satoshi Kanazawa diz que crianças e jovens mais inteligentes têm mais chances de usar drogas porque, para ele, o cérebro tem dificuldade de lidar com situações que não existiam na vivência ancestral do ser humano e ele acredita que pessoas inteligentes estariam mais propensas a superar ambientes diferentes justamente pela capacidade de interagir com coisas novas. Ele baseia essa crença no Princípio da Savana, que acreditar que nosso cérebro só se sente confortável em situações análogas às vividas pelos nossos ancestrais na Savana.

3. A outra hipótese é que crianças e jovens mais inteligentes acabam sofrendo mais com o isolamento social e ficam entediados mais facilmente. Isso os leva às drogas.

Via : Galileu

Inteligentes-Jovens

  • Pedro

    só não gostei da terceira hipótese, pois acho que o isolamento social não acontece apenas com pessoas inteligentes, e que o isolamento social não “arrasta” para as “drogas”.

    • Carlos Eduardo

      Não acredito que seja uma regra. Mas, alguns procuram nelas (drogas) uma forma de “mascarar” a tristeza, ou ate mesmo tentar entender o seu interior, pelo fato de algumas substancias proporcionarem uma sensação de “aberturas” sensoriais.

      • Gusthavo

        nada a vê seu preconceituoso, fuma primeiro e depois dê a sua opinião como você pode falar que arroz é ruim sem ao menos ter provado o arroz ??

    • Carlos Eduardo

      Pessoas inteligentes são bastante criativas e inquietas e algumas substancias ajudam nisso: aumenta criatividades, aumenta a sensibilidade, coisas assim…

  • O estudo é interessante e serve pra ajudar a acabar com a hipocrisia dessa sociedade.

  • Acredito que por serem mais inteligentes, esses jovens decidem fazer o que acham melhor pra si mesmo, já que quem vai sofrer uma possível consequência são eles próprios. Também por não aceitarem o fardo que a sociedade os entrega, preferem viver a vida de uma maneira livre e não aceitam ordens de um cara palida de topete e gel(8).. “My way or the highway” kkk

  • Aline

    Tomara que meus filhos se tornem jovens inteligentes… rsrs Eu concordo com o primeiro estudioso. Eu sempre suspeitei disso mesmo rsrsrs as pessoas ‘não muito inteligentes’ passam a vida toda estudando, trabalhando, dando duro e pagando as contas sem perguntar-se porque estão fazendo aquilo e seguindo aquelas regras, sem formar uma argumentação realmente fundamentada (tv não vale rsrs) e imparcial das coisas, sem o conhecimento histórico necessário para acompanhar a história do caminho da maconha na sociedade. Nem sonham que foi proibida por mera xenofobia e racismo.

    • Daniel

      Exatamente,Otimo argumento do James White realmente tem uma coerencia incrivel e indiscutivel !!!!!

  • Daniel Sonne

    Na verdade eu acho que é um mix dos três fatores ^^

  • Kaz

    o titulo está corretíssimo, pois sou um dos que fazem parte de sua comprovação , mas todos os argumentos expostos no texto não fazem nexo com a realidade que estamos presenciando na sociedade brasileira.