Você está lendo

Legalizar a maconha no Reino Unido poderia render mais de £1 bilhão em impostos

Defender a legalização da maconha nunca foi só tema de saúde, foi também de nacionalismo e receitas fiscais. A afirmação acima é de um manifesto recente publicado pelos democratas liberais no portal oficial Lib Dems. Segundo a notícia o valor com base em relatório do Tesouro e evidências de recente legalização no Colorado, Estado de Washington e Uruguai apontam que legalizar daria muito dinheiro.

O documento chama a guerra às drogas de “um fracasso catastrófico”, no qual bilhões de pessoas estavam entrando no crime organizado e não nos cofres do Tesouro.

Norm Lamb – Autor do Manifesto Pró Maconha pelo partido dos Democratas Liberais

Os democratas liberais disseram que um mercado legal, regulamentado para a cannabis traria £ 1bn para o governo, baseado em figuras do Tesouraria comissão por Nick Clegg quando era vice-primeiro ministro.

É super sério!
O relatório do Tesouro foi encomendado antes das eleições de 2015, foi baseado em pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica e Social da Universidade de Essex, combinado com evidências da recente legalização da cannabis no Colorado, no estado de Washington e no Uruguai.

O modelo ISER disse que as estimativas variavam dependendo da popularidade do tipo da maconha e da potência, mas descobriu que os benefícios anuais agregados do governo estariam entre £750 milhões e £ 1.05 bilhões.

Um relatório do Instituto Adam Smith estimou que um mercado de cannabis legal poderia valer £ 6.8bn para a economia anualmente, potencialmente elevando entre £750m e £1.05 bilhões em receitas fiscais e reduziu os custos de justiça criminal. Imagina que atualmente a Libra aqui no Brasil ta 4×1.

O tratado
A promessa do manifesto dos Democratas Liberais é bem lógico, por exemplo a compra de maconha só é permitida para quem tem mais de 18 anos e apenas em lojas especializadas, licenciadas. O cultivo em casa para uso pessoal e também clubes de cannabis licenciados – para quem não pode, por alguma razão, cultivar em casa ou apartamento.

Preço justo pra maconha
Também criaria um novo regulador que estabeleceria limites de preço, potência e embalagem da droga. A maconha teria embalagem simples, com advertências de saúde. Tal qual acontece com o cigarro.

O porta-voz do partido, Norman Lamb foi quem escreveu o relatório para o partido sobre a legalização em março do ano passado. Segundo ele em entrevistas foi um compilado com diversos especialistas, incluindo servindo e ex-chefes de polícia, disse que o sistema existente estava fazendo danos incalculáveis ​​por razões de saúde e justiça”.

Segundo ele, mercado de cannabis nas mãos de criminosos é bem tenso.

“..Coloca a saúde das pessoas em risco, e criminaliza as pessoas, prejudicando suas carreiras”. afirmou Norm.

Oficialmente o partido afirmou também que as estimativas estão até meio atrasadas, isso porque o green rush (como chamamos a corrida pela legalização) está bem mais intenso e bem maior comparado com o que o Tesouraria dos Estados Unidos tinha modelado.

Maconha boa?
No manifesto o teor máximo de THC deve ser 15%, nos EUA é 10% modelados pelo Tesouro e IESR. O teor médio de THC na cannabis das ruas por lá é de 16,2%, de acordo com um estudo Home Office de 2008. E o preço não foi especulado, mas há comentários de que o preço seria conforme a qualidade da maconha, similar ao que acontece com a cerveja.

O que muda na lei?
Ao invés do usuário ir preso por posse de drogas ilegais com sanções civis, os usuários com alta dependência seria tratado com políticas de saúde pelo Ministério da Saúde do Reino Unido e Departamento de Saúde Britânico.

medico maconha

Comente

Escreva seu comentário