Pesquisa concluiu que componente ativa o sistema endocanabinoide encontrado naturalmente no cérebro para alterar a resposta a imagens ou emoções negativas

Pesquisas já relacionaram a maconha a variados benefícios, como aliviar fobia social, tratar câncer, diminuir dor crônica. Pois a lista acaba de crescer. De acordo com um estudo realizado no Centro Médico da Universidade de Utrecht, na Holanda, o consumo pode ajudar no tratamento da depressão. Os dados são do jornal Daily Mail.

O levantamento, divulgado na publicação europeia Neuropsychopharmacology, testou um grupo de homens usuários ativos da maconha. Podiam participar os que experimentaram a droga quatro vezes ou mais em um ano, mas não mais do que uma vez por semana.

Parte dos voluntários receberam THC, o principal componente psicoativo da planta, enquanto o restante usou placebo. Todos foram convidados a imitar imagens de expressões faciais “boas” ou de “medo”. Os que tinham o composto na corrente sanguínea eram menos precisos ao imitar as expressões de medo, mas eram capazes de copiar perfeitamente as felizes. Os resultados foram confirmados por exames de ressonância magnética do cérebro, que revelaram um efeito benéfico do THC em regiões de processamento de emoção.

Concluiu-se que o THC ativa o sistema endocanabinoide encontrado naturalmente no cérebro para alterar a resposta a imagens ou emoções negativas. “Administração do THC reduziu o viés negativo no processamento emocional”, afirmou o relatório.

Vale dizer que, no mês passado, um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, descobriu que adolescentes que fumam maconha regularmente podem sofrer danos cerebrais permanentes e têm grande risco de desenvolver esquizofrenia. É que a droga é particularmente perigosa para um grupo de pessoas que têm uma predisposição genética para o distúrbio de saúde mental e, então, funcionaria como um gatilho.

Via Terra

Quem já utiliza a maconha para esta finalidade deixe o seu depoimento abaixo!

  • Pode até ser util, mas comigo fez danos aos meus neurionios!
    Me fez sair do meu eu eu vivi por 16 anos vivendo uma vida que eu imaginei ter vida de ilusão! pode trazer sim problemas de Depressão
    Sem contar que causa Cancer de Pulmão Maconha pra mim não é legal mas falo como ex usuarios de drogas não apenas de maconha mas sim do cocaina
    o bom é não fazer uso dela, eu penso da seguinte forma uma coisa de te deixar fora de si ( Maconha ) então não pode ser bom pra saúde peço a vocês pra não fazer o consumo dela Abraços a todos!

    • Marina

      Não deixa fora de mim 🙂
      Eu continuo eu mesma, só que mais lenta rs

    • Eduardo Farias

      Amigo, usar maconha e cocaína e relacionar a depressão à maconha, é como comer big mac todo dia e falar que engorda por causa do alface.

  • Lucio

    Comecei a fumar com 14 anos, no meu caso, percebi sim que estava ficando esquizofrenico e com fobia social, porem, creio que Maconha não causa cancer de pulmao como nosso amigo falou, maconha nao se fuma tanta como o cigarro.

    A maconha tem sim seus beneficios como maleficios, vai de cada um, e da conscientização desses encargos a droga.

    Acho que fumar algo natural, do que usar algo quimico é menos destruidor.

  • herlon

    eu tinha asma e depois q/ comecei a usar nunca + senti absltmente… nada.tenho 33 anos.já faz uns 10 anos.iai nao dicerao q/ asma Ñtem cura…

  • Gabriel 4e20

    Fumo maconha a treze anos,Não me faz mal muito pelo contrario,como melhor, durmo melhor, me concentro melhor.
    A minha namorada tava com depressão e disturbo de personalidade.
    Desde que comecei a fumar um com ela os disturbo e a depressão reduziu “SIGNIFICATIVAMENTE” Então não tenho nada contra e sim a favor.

  • Vander

    Eu passei por um momento dificil na minha vida e todo dia dava uma bolinha no meu quarto, tenho certeza que isso me ajudou a não ficar depressivo. eu conseguia dormir perfeitamente.

  • adriana

    adoro fumar mais eu esqueso muito rapido do que eu tenho para fazr