Há tempos que sabemos que a maconha ajuda no tratamento do Câncer. Apesar de todos os estudos e pesquisas, que são realizadas ao redor do mundo, ainda nos deparamos com uma notícia dessa na Categoria “Ciência Maluca”.

A “matéria” em questão é da Super Interessante.
Entretanto a mesma não cita fontes ou referências.

É quando o câncer se espalha pelo corpo que o bicho pega – fica ainda mais difícil conter a evolução da doença. Mas agora cientistas da Califórnia parecem ter encontrado um remédio capaz de frear esse processo de metástase em vários tipos de câncer. E ele está escondido dentro da planta da maconha.

Mais precisamente num composto da erva chamado cannabidiol, que não tem nenhum efeito psicoativo. Num teste de laboratório, os pesquisadores Pierre Desprez e Sean McAllister aplicaram a substância em células com altos níveis de ID-1, um gene cancerígeno responsável pela metástase. E aí as células pararam de se reproduzir loucamente. Ou seja, voltaram ao normal.

No início, os testes foram feitos apenas em tumores de mama. Mas deu tão certo que os pesquisadores passaram a testar em outros tipos agressivos de câncer, como o de cérebro ou próstata. E funcionou. O próximo passo é fazer o teste em humanos.

Só um alerta: nesse caso, fumar maconha não ajuda em nada. Para surtir efeito, a concentração de cannabidiol precisa ser bem maior do que a encontrada em um baseado

Crédito da foto: flickr.com/enrique_mendez
Crédito da foto: flickr.com/enrique_mendez
  • Vitor

    “Para surtir efeito, a concentração de cannabidiol precisa ser bem maior do que a encontrada em um baseado”, por isto mesmo que eu não fumo UM baseado, eu fumo VÁRIOS todos os dias. haha