Apesar da repressão e da chegada do BOPE com a PM para impedir a manifestação, 400 pessoas marcham pela primeira vez em prol da regulação da maconha.

Após horas de negociações os organizadores do ato conseguiram liberação para seguir com a marcha pela orla de Maceió na tarde deste domingo (18). Mesmo assim, o Coletivo que organiza o ato foi notificado pela Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), porque segundo o órgão, os integrantes não seguiram todos os procedimentos legais para realização da manifestação.

bop
Homens do Bope chegaram a se posicionar para evitar que marcha acontecesse (Foto: Rivângela Gomes/G1)

Segundo a organização, à SMCCU foi comunicada há mais de dois meses, e na última sexta-feira foram notificados, pela secretaria, para solicitarem autorização à SMTT. Sem desconhecer a necessidade o ato foi mantido como previsto.

Com faixas, bolas verdes e máscaras, os ativistas, usuários e simpatizantes se concentraram em frente ao antigo Alagoinha, quando ocorreu a chegada dos policiais do BOPE, incluindo o veículo do canil, e da Polícia Militar para barrarem a manifestação. Apesar do Clima tenso e após a negociação a Marcha saiu percorrendo a orla de Maceió até o posto 7 onde foi realizada apresentações culturais.

Mesmo com todo impasse a marcha seguiu alegre e de forma pacifica sem nenhum registro policial, explanando mais uma vez que quem luta contra a guerra às drogas, luta pela paz.

Liberem a Maria Juana

Fabiano Amorim, do Blog Jornalismo Alternativo, acompanhou durante dois dias os organizadores e o ato produzindo um mini-doc sobre a realização da 1ª Marcha da Maconha de Maceió.

No documentário “Liberem a Maria Juana”, são mostradas as expectativas dos organizadores e o que eles estavam pensando nos dias anteriores. Também ocorreu o registro da entrevista concedida à Rádio CBN, além de alguns depoimentos e da 1ª Marcha da Maconha de Maceió.

Confira os registros fotográficos da 1ª Marcha da Maconha de Maceió por Gustavo Marinho

Mais fotos da Marcha no Flickr por Lula Castello Branco https://www.flickr.com/photos/lulacastellobranco/sets/72157644725955882/

Foto de Capa por Gustavo Marinho

Abaixo relacionamos a clipagem das principais notícias sobre a primeira Marcha da Maconha de Maceió 

Clipping Alagoas 24h       Clipping NE10

 

Clipping Cada Minuto       Clipping G1