O Sindicato: O Negócio por Trás do Barato. Um dos vídeos, que todos deveriam assistir pelo menos uma vez na vida.

O Sindicato: O Negócio por Trás do Barato! (The Union: The Business Behind Getting High) é um documentário sobre à grande industria envolvida no cultivo e venda ilegal de maconha. A maconha é uma droga ainda ilegal na maior parte do mundo, ao contrario do álcool e cigarro, que são legais, porém matam mais que o uso de maconha.

Sinopse

O comércio ilegal da maconha se transformou num negócio gigante, que movimenta $7 bilhões de dólares anualmente apenas no Canadá. Embora o documentário aborde de forma sucinta os princípios e políticas passadas que classificaram a maconha como “uma droga poderosa e perigosa”, apresenta uma pergunta bastante válida. Por quê?

Durante a II Guerra Mundial, o governo americano reverte seu posicionamento e decide que o cânhamo é um importante “commodity”. Eclode a Guerra do Vietnã e os protestos iniciados pelos hippies, então o presidente Nixon decide torná-la ilegal outra vez, apesar de todos os estudos médicos afirmarem que ela não tinha efeitos negativos. O documentário mostra como os cultivos caseiros se transformaram num negócio multibilionário. Mesmo assim, a sociedade recusa a aceitar seus benefícios naturais e continua a gastar milhões para processar e prender aqueles que a cultivam, vendem ou fumam.

Via, The Union

the union