Protesto não foi ao ar no Na Moral, mas foi fundamental para o debate sobre as drogas ocorrido no programa

Assista o vídeo : //goo.gl/EDpG1

Descriminalização da maconha! Essa foi a causa que levou centenas de manifestantes às ruas de Nova Iguaçu. Apesar de não ter ido ao ar no Na Moral, a Marcha da Maconha foi essencial para a discussão sobre as drogas no programa. O apresentador Pedro Bial marcou presença no protesto pacífico, que também foi acompanhado por carros da polícia militar do Rio de Janeiro, para garantir o direito de livre manifestação. Considerado um movimento social, o evento está presente em 41 cidades do Brasil e tem como objetivo levantar na sociedade a discussão sobre a descriminalização da cannabis.

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal declarou, por oito votos a zero, que as marchas não representam uma apologia às drogas, mas se tratam de uma legítima manifestação da liberdade de expressão. Para Bial, com o protesto, ganha a democracia: “É a ponta de um iceberg. Mais do que qualquer coisa a importância disso aqui é a consolidação plena da democracia brasileira, da liberdade de manifestação, de expressão. Onde esse movimento vai dar é menos importante do que o fato de ele já existir.”

Pedro Bial aplaudiu o resultado do protesto: “Quanto aos moradores do bairro, foi surpreendentemente equilibrada a reação. Não encontramos ninguém vociferante. Mesmo aqueles que são contra a discussão ou a legalização são absolutamente a favor do direito de manifestação e é isso que interessa”.

Médico ressaltou aspecto medicinal da cannabis: ‘A proibição atrapalha a pesquisa e a legalização vai permitir a ampliação desses estudos’

Durante a manifestação, um dos organizadores do protesto, o analista de sistema Núbio Revoredo ressaltou o aspecto medicinal da cannabis. “Qualquer abuso mata. O açúcar, por exemplo, mata 35 milhões de pessoas por ano. Há milhares de anos a maconha é usada como remédio. Além disso, se trata de um medicamento que você pode plantar no seu quintal. Isso explica porque a indústria farmacêutica, nos Estados Unidos, é a que mais investe dinheiro na campanha contra a legalização.”
992873_613336468691314_477107069_n
Fonte: Globo.com / Na Moral
//goo.gl/EDpG1

‎#MarchadaMaconha ‎#NaMoral ‎#PedroBial ‎#Maconha‎#Legalização ‎#SmokeBuddies