Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Planta na Mente é um bloco que defende a descriminalização e legalização da maconha. Há quatro anos, na rua Joaquim Silva, fizemos o primeiro desfile do Planta no domingo de carnaval e a festa foi sensacional, sem qualquer problema. Queríamos passar pela orla de Ipanema, mesmo trajeto da Marcha da Maconha, mas a Prefeitura proibiu, alegando que outro bloco já tinha marcado no mesmo local, dia e hora. Não houve nem a oportunidade de diálogo. Temendo nossa potência, o biopoder punitivo proibiu o desfile no mesmo local da Marcha da Maconha. Enquanto outros blocos, que não têm qualquer relação com o lugar, obtiveram a autorização da prefeitura. É a aliança do Estado e do Mercado privatizando ruas, praças e avenidas. São tão hipócritas que dão autorização para a venda de apenas uma marca de cerveja pelos ambulantes também autorizados. Nessa hora, deixam de ser contra os camelôs, desde que vendam a marca que o poder escolheu. Isso tudo é a privatização das ruas pela aliança MERCADO/ESTADO. Enquanto isso, seguimos na resistência do COMUM.

Naquele mesmo ano, um colunista importante registrou que nosso bloco desfilaria novamente na quarta-feira de cinzas. Foi a deixa para um vereador proibicionista fazer um discurso na Câmara dos Vereadores e pedir a presença da Guarda Municipal para impedir nosso desfile. Chegaram dizendo que nosso bloco não sairia das escadarias do saudoso Selarón. Dissemos que não aceitaríamos ficar sitiados na escada e sairíamos de qualquer forma. Como o vereador não se fazia presente, negociamos com os guardas municipais e chegamos a um acordo. O bloco brincou até a metade do caminho e não terminou nos arcos da Lapa, que seria nosso destino final.

No ano seguinte, o bloco foi autorizado pela prefeitura, na rua Joaquim Silva e somente na quarta-feira, imediatamente apelidada de QUARTA-FEIRA DE BRASAS. Ficou então institucionalizado o desfile apenas na quarta-feira de cinzas na rua Joaquim Silva. Queriam que ficássemos escondidos no gueto de resistência da Joaquim Silva. Temos orgulho de ser daquele gueto e constituirmos a sua resistência, mas o bloco é da luta da maconha e temos de ampliar, pois é um bloco de causa. Este ano, o bloco fincou o pé afirmando que só sairia dos Arcos da Lapa, seguiria pela histórica rua Mem de Sá e terminaria no Bar da Cachaça, próximo à rua Gomes Freire. A Prefeitura sabe que somos de luta e aceitou os locais do começo e do final do desfile, mas não aceitou o trajeto pela Mem de Sá. Vamos seguir pela rua do Lavradio, entrar na rua do Resende, ganhar a rua Gomes Freire e terminar no larguinho do famoso Bar da Cachaça.

A responsabilidade da irmandade maconheira aumenta este ano. Somos um carnaval de luta. Não aceitamos essa privatização, vamos sempre ocupar e defender o comum, as ruas, praças e avenidas que são da multidão. Começando pelos Arcos da Lapa, teremos a oportunidade de aumentar o número de participantes e fortalecer nossa causa da maconha.

O carnaval também é luta. Fui da bateria do Império Serrano durante 25 anos. Em 1982, minha amada escola denunciou as Super Escolas de Samba S/A, quando surgia esse carnaval televisivo, escondendo gente bamba. Naquele ano, o Império Serrano sentenciou o bombardeio e a explosão do nosso samba, cantando: “BUMBUM PATICUMBUM PRUGURUNDUM / O NOSSO SAMBA MINHA GENTE É ISSO AÍ BUM BUM”. Desde então, a escola do morro da Serrinha, que cantou os mais belos e revolucionários sambas da história do carnaval carioca, não ganhou mais um título de campeã e agora está no segundo grupo. Mas continua resistindo forte e mantendo suas raízes no Jongo.

Vamos nos concentrar às 14:20 na QUARTA-FEIRA DE BRASAS nos ARCOS DA LAPA e fechar o carnaval de 2014 na luta pela legalização da maconha, da paz e do amor.

ANDRÉ BARROS, advogado e ritmista do Planta na Mente, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Fique ligado e não sequele! 

Evento no Facebook para o desfile do Bloco Planta na Mente, na quarta-feira de brasas
PLANTA NA MENTE: O DESFILE !
https:https://www.facebook.com/events/416871191791747/?source=1

Baile de Máscaras Canábicas do Planta na Mente
https:https://www.facebook.com/events/134635390040005/

Curta Planta na Mente no Facebook

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Escreva seu comentário

pessoas


Curte nossa nova página no Facebook

DESCONSTRUA

Please enter your comment!
Please enter your name here