Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Na quarta-feira (28), a Editora Abril promoveu mais um evento Diálogos do Meio Dia, desta vez com o tema política de drogas no Brasil.

debate_ed_abril_FHC_editO jornalista Dênis Russo Burgierman, editor da revista Superinteressante e membro da Rede Pense Livre, foi o mediador da mesa, que contou com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, representando a Comissão Global de Políticas sobre Drogas, e o jurista Pedro Abramovay, ex-secretário Nacional de Justiça e também membro da Pense Livre.

O bate-papo descontraído não deixou de lado as questões complexas envolvidas no debate sobre política de drogas. FHC contou sua trajetória à frente das comissões Latino-americana e Global que vêm quebrando tabus e abrindo espaço para mudanças, especialmente na América Latina.

O ex-presidente ressaltou que o debate tem avançado rápido e informou que a ONU já agendou uma Assembléia Geral especial para o segundo semestre de 2016 para discutir, pela primeira vez em 30 anos, as convenções internacionais sobre drogas.

Permeada por análises do cenário político nacional, a discussão também contemplou as transformações na área de drogas e justiça criminal que países como Portugal, Colômbia e até os Estados Unidos vêm realizando.

Mitos comuns, como confundir regulação com liberação das drogas, foram desconstruídos e o público, de quase 200 pessoas, entre jornalistas e equipe administrativa do Grupo Abril, entendeu que a lógica repressiva adotada nos últimos 50 anos falhou em reduzir o consumo e ainda gerou efeitos colaterais graves como o aumento da violência e dos problemas de saúde associados ao consumo de drogas ilícitas.

A qualidade da discussão sobre drogas dentro de um dos maiores grupos jornalísticos do país mostrou que existe espaço para o debate e necessidade de mais conversas, a fim de se superar velhos dogmas e adotar políticas mais eficientes e humanas para reduzir os danos causados pelas drogas e pelas atuais políticas centradas na criminalização e na punição do usuário.

Foto: Fabio Barbosa, presidente-executivo do Grupo Abril, Fernando Henrique Cardoso, Denis Russo Burgierman e Pedro Abramovay.

Por Rebeca Lerer,
Via Rede Pense Livre / O Esquema

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Escreva seu comentário

pessoas


Curte nossa nova página no Facebook

DESCONSTRUA

Please enter your comment!
Please enter your name here