Além de celebrar a independência americana, os usuários medicinais e cultivadores da erva comemoraram a inauguração do primeiro mercado de produtores de maconha, em  Los Angeles. O evento aconteceu de sexta até domingo e a ideia é que, a feira, seja realizada todos os fins de semana. Confira as informações são do O Globo (04) e do UOL (07).

mercado produtores maconha la 1
Fila para entrar no mercado se estendia por alguns quarteirões, na sexta feira
mercado produtores maconha la 3
Buddies ~ Og Kush disponível apenas para os pacientes com cartão de autorização para uso medicinal.

LOS ANGELES – “Uma garantia de medicamentos frescos e acessíveis”: essa é a proposta do California Heritage Market, mercado de produtores de maconha aberto nesta sexta-feira, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Cerca de 50 agricultores de todo o estado venderão seus produtos no evento, que será realizado pelo Boyle Heights’ West Coast Collective.

– É muito claro o que estamos fazendo aqui e seguimos a lei como está escrito – disse Paizley Bradbury, organizadora do mercado ao jornal “Los Angeles Times”.

Os produtos do mercado serão vendidos apenas para pessoas que possuem uma carteirinha para pacientes que fazem uso medicinal de maconha. A ideia é que o evento seja realizado todos os fins de semana.

Os pacientes puderam encontrar uma grande variedade de maconha, embora as buscas fossem praticamente as mesmas: ajudar na redução da dor e aumentar o apetite dos pacientes.

Desde “camarões” secos ou sementes até bálsamos, bloqueadores solar, bolachas orgânicas, pretzels, chá e azeite eram oferecidos pelos comerciantes, tudo feito à base de maconha.

“Sofro de glaucoma e dores severas de cabeça. É uma doença hereditária. Fui tratado muitos anos com pastilhas calmantes, mas comecei a ter problemas no fígado e busquei o tratamento com maconha, que tem me ajudado muito”, relatou Chris Antonio Villamar, um estudante universitário de 23 anos.

mercado produtores maconha la 5
Vendedores explicando os diferentes tipos de maconha

Como em um típico mercado ao ar livre, os cultivadores exibiram letreiros que exaltam a “alta qualidade” de seus produtos, como “livre de pesticidas” e “100% orgânico”.

Mas, ao contrário das verduras orgânicas, que costumam custar mais, a maconha dos cultivadores era mais econômica em comparação com as farmácias autorizadas.

mercado produtores maconha la 4
Mudas e plantas a venda

Segundo os organizadores do evento, os pacientes puderam obter descontos até de 70% em relação aos preços de mercado.

“Esta ideia nasceu pela necessidade de ter a possibilidade de escolher, de ter várias opções, tanto de preços como de qualidade. Estávamos presos ao ter acesso apenas o que era oferecido nas autorizadas”, afirmou Paizley Bradbury, diretora-executiva da Califórnia Heritage Market, que impulsionou a ideia.