O cenário atual indica que antes do final de 2017 teremos no Brasil a regulação por parte da ANVISA para o plantio da Maconha destinado para pesquisas e para que as ONG possam cultivar para o uso medicinal dos associados. Esse cenário foi fruto de articulações, negociações e da sinergia criada entre os envolvidos, mas o que vem a ser: “sinergia”?

A música é um excelente exemplo para que possamos entender, sentir e compreender o significado da palavra sinergia. Ruídos (sons) quando ritmados e harmonizados podem ser transformados em melodias capazes de tocar o mais profundo dos nossos sentimentos, criam energia, uma vibração capaz de mudar o clima de um ambiente em poucos segundos. Se pensarmos num conjunto, orquestra ou banda, sabemos que cada instrumento individualmente possui seu som especifico que contribuirá com o todo. Mas quando tocados juntos, a combinação é capaz de gerar tons e ritmos que isoladamente os instrumentos não seriam capazes de produzir.

Leia também:  Análise: legalização da maconha pode tirar bilhões de dólares dos traficantes

Isso amplia a riqueza da música, gerando uma profundidade que jamais seria possível obter se cada um dos instrumentos fosse tocado isoladamente, isso é sinergia.

No entanto, não é tão simples gerar a sinergia nas ações do dia-a-dia, assim como na música é preciso esforço e dedicação para obtê-la, a essência da sinergia é valorizar as diferenças, aproveitar o que cada um tem de melhor para oferecer. Na prática temos a tendência de nos aproximar de pessoas que pensam parecido, possuem as mesmas crenças e de nos afastar das outras que pensam diferente. Nosso ouvido é seletivo, escutamos apenas o que confirma e valida nossos valores e isso não é sinergia.

A riqueza vem da diferença, da troca, da combinação e criação de algo diferente, sob os vários e diferentes pontos de vista, mas para isso é necessário algo simples e difícil de se encontrar hoje em dia: a confiança. Para termos sinergia e aproveitar as diferenças, obtendo resultados cada vez melhores é preciso acima de tudo criar um clima de confiança, não buscando a solução do meio jeito ou do seu jeito, mas do “nosso” jeito.

Leia também:  Indústria da Maconha no Colorado patrocina Orquestra Sinfônica para promover um "Concerto Legalize"

A sinergia pode estar em todos os lugares e momentos, mas para conseguirmos fazer o TODO ser maior do que a soma das partes é preciso esforço pessoal e confiança no próximo. Para continuarmos avançando, será necessário encontrar a sinergia entre os novos gestores públicos que serão envolvidos, afinal essa foi e continuará sendo uma poderosa ferramenta para construir mudanças significativas e transformadoras.

#PenseNisso.

Escreva seu comentário

DESCONSTRUA

Please enter your comment!
Please enter your name here