Pierpaolo Cruz Bottini, autor do livro Porte de drogas para uso próprio e o STF.
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
O livro “Porte de drogas para uso próprio e o Supremo Tribunal Federal”, do jurista e professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP) Pierpaolo Cruz Bottini, será lançado pelo Viva Rio, na próxima segunda-feira (22), na Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

“É preciso descriminalizar o usuário e construir uma política antidrogas racional que não o penalize”, diz o jurista e professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP) Pierpaolo Cruz Bottini, autor do livro Porte de drogas para uso próprio e o STF, que será lançado pelo Viva Rio na próxima segunda-feira (22), na Defensoria Pública do Rio de Janeiro.

Cartaz_convite

A publicação questiona a constitucionalidade do artigo 28 da Lei 11.343/2006, que aborda a criminalização do usuário e a pena de privação de liberdade. A liberação do voto do ministro Gilmar Mendes referente ao Recurso Extraordinário (RE) 635.659 está prevista para os próximos dias, mas é provável que o STF só julgue a questão no segundo semestre, principalmente por razões de prazo: grande parte dos ministros do Supremo ainda não estudou detalhadamente o assunto, que é complexo.

Além de Bottini, participarão do debate o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), Cristiano Maronna; o defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, André Castro; a presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, Lusmarina Campos Garcia e o diretor-executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes.

Entre entidades com representatividade adequada para se manifestar em causas em que o valor constitucional é questionável, o Viva Rio entrou no processo como “Amicus Curiae” – “Amigo da Corte” – para contribuir argumentos jurídicos e políticos, que foram compilados no livro e comentados pelo jurista.

Ainda no dia 22, será divulgado um abaixo-assinado digital produzido pelo Viva Rio que será endereçado aos setores judiciário, legislativo e penal. O documento convoca seus integrantes a assinar um manifesto que defende a inconstitucionalidade do artigo 28. Esse documento endossa um ofício que foi enviado em 2013 ao ministro relator Gilmar Mendes assinado por sete ex-ministros da Justiça dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

gilmar mendes libera descriminalizacao do porte de drogas
O Supremo Tribunal Federal (STF) aguarda a liberação do voto do ministro Gilmar Mendes para decidir se o artigo 28 da Lei de Drogas, que prevê pena de prisão para usuários, é inconstitucional

Os ex-ministros Márcio Thomaz Bastos, Nelson Jobim, José Carlos Dias, José Gregori, Aloysio Nunes, Miguel Reale Junior e Tarso Genro defendem o argumento constitucional de que “cada cidadão tem liberdade para construir seu próprio modo de vida desde que respeite o mesmo espaço dos demais” e que “não é legítima a criminalização de comportamentos praticados dentro da esfera íntima do indivíduo que não prejudiquem terceiros”.

Os ex-ministros classificaram a guerra às drogas como “um fracasso” e apontaram que “tratar o usuário como cidadão, oferecendo-lhe estrutura de tratamento, por meio de políticas de redução de danos, é mais adequado do que estigmatizá-lo como criminoso”. Os ministros citaram ainda como experiências bem-sucedidas exemplos de países como Portugal, Espanha, Colômbia, Argentina, Itália e Alemanha.

Com o lançamento e o debate, a expectativa é obter uma manifestação definitiva da Corte sobre a natureza da pessoa que usa drogas. Recentemente, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro se posicionou institucionalmente contra a criminalização do usuário de drogas. Para Bottini, é mais uma instituição que reconhece o erro, o que sinaliza que mais um setor importante da sociedade considera esse artigo inconstitucional.

Serviço:
Lançamento do Livro “Porte de Drogas Para Uso Próprio e o Supremo Tribunal Federal”
Data: 22 de junho de 2015 (segunda-feira)
Horário: 10h
Endereço: Defensoria Pública do Rio de Janeiro (Av. Marechal Câmara, 314, 2º andar – Centro – RJ)

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Escreva seu comentário

pessoas


Curte nossa nova página no Facebook

DESCONSTRUA

Please enter your comment!
Please enter your name here